As condições climáticas influenciam no meu desempenho?
Claro que sim!
 
Seja no frio ou no calor, a temperatura e a umidade possuem interferências diretas sobre o desempenho esportivo. E mantenha a nutrição dentro do programado, leve Z2.
 
Quando o dia está muito quente, o corpo é obrigado a lançar mão de estratégias para não aumentar a temperatura interna a níveis arriscados. Para isso, há um aumento da taxa de sudorese com um consequente risco de desidratação e colapso por falta de sais.
 
Por outro lado, em dias muito frios, o corpo é obrigado a gastar mais energia na tentativa de manter a temperatura corpórea ideal para que as reações químicas internas ocorram da melhor maneira possível. Assim se gasta mais energia do que o habitual.
 
A boa notícia é que a adaptação à essas condições são mais fáceis quando ocorre a aclimatação, ou seja, quanto mais treinos nessas condições adversas, mais fácil será a adaptação no possível dia de uma competição.
 
Por isso, tente simular nos treinos as condições previstas para o dia da prova programada. Isso pode te favorecer e tornar a adaptação mais rápida e simples.
Se interessou por assunto e quer entender mais afundo leia este artigo científico que fala mais sobre o assunto em detalhe.

https://www.scielo.br/j/rbme/a/TdZrYjq8gRLs96VKzpJ9fmk/?lang=pt 

Encontre artigos semelhantes

dicas

Visualizar todos os artigos

TSS - Métricas de esforço

O que é TSS? Pra que serve TSS? Quais são as métricas mais usadas no triathlon, ciclismo, corrida e natação?

Estrada dos Romeiros - Ciclismo em São Paulo, BR

Vamos falar sobre a estrada dos Romeiros, conhecida e muitas vezes a preferida pelos ciclistas paulistas.   Ela é uma boa opção para quem q...